quinta-feira, 9 de junho de 2011

Reflexão sobre o movimento de classe dos educadores

                     Enquanto nossos bravos  professores continuam lutando para garantir o mínimo do PISO NACIONAL DOS PROFESSORES, nossos governos  sem a menor pressa de resolver ou achar os milhões do FUNDEB que gastaram fazendo propaganda política nestes últimos anos, continuam ameaçando a categoria que está em GREVE.Quem iniciou a greve não foi o governo, fomos nós educadores, último recurso usado para chamar a atenção em SC que existe PROFESSORES nas escolas.
               Os governos acham que podem utilizar o espaço público da escola como mecanismo de apropriação do votos dos pais e alunos.E os professores, somos Pós-Graduados mesmo e nossa função é fazer análise crítica das políticas e não fazer parte do processo injusto da politicagem neste estado.Para isto caros amigos, precisamos discutir em nossas escolas um novo  projeto político pedagógico pautado nos referenciais teóricos da proposta curricular. Enquanto faço minha greve, solidarizando com os colegas que viajaram até Florianópolis para tomar novos encaminhamento sobre a greve, aproveito para ler o Livro de Anita Helena Schlesener, da Universidade de Tuiuti do Paraná e Sidney Reinaldo da Silva sobre a Política, Gestão e História da Educação no Brasil. E o Paraná fazendo história no Brasil, a petista  Geisi,assumindo o cargo  de Ministra da Casa Civil. A luta por melhores salários, segundo Marx é a venda da sua mão de obra ao capital.O proletário vende seu trabalho ao patrão, que se apropria da mais valia do trabalhador.A consciência da  luta de classe dos educadores hoje não difere muito da época de Marx, onde dialeticamente nossos educadores lutam pela implantação de um piso salarial vendendo sua força de trabalho intelectual, realizando neste contexto o mais brilhante processo - a práxis - luta entre governo e sindicato ((lembrando Gramsci, aqui grupo hegemônico representativo da categoria dos professores) e governo  (representação da classe hegemônica da política catarinense).
                 Este movimento foi seguindo e fazendo história, até mesmo de forma antagonica em determinados momentos, mais que ao criar fatos políticos de forma criativa para chamar atenção da existencia da educação, numa sociedade  empobrecida pela cultura e pelo conhecimento, mostrou-se estes mesmos profissionais a coragem, entusiasmo e maturidade para enfrentar seu atual patrão.Nesta mesmo luta surge representantes desta categoria dizendo que seu trabalho deve ser valorizado e respeitado, desabafos, estórias nas mídias escritas e faladas, reportagens, enfim estórias  que estavam guardadas.Isto é educação, quando nossos alunos estiverem estudando a história, ela se repete no presente, e nada mais ontológico é relembrar o passados de outras lutas, lutando nela hoje e fazendo história.Queremos fazer  história e não apenas passar por ela.Que nossos alunos aprendam isto, pois no futuro terão que continuar lutando por esta mesma escola e educação.

Um comentário:

  1. Professores e Administrador Escolar! A luta deve continuar.

    Gostaria de refletir com a categoria profissional dois (2) pontos.

    1º A Greve (como mobilização política).

    A greve constitui se em um Avanço da fase econômico-coorporativas da categoria. Constituindo-se em uma luta histórica no Plano de Carrera Profissional do Ensino Público Gratuito do Estado de Santa Catarina.

    2º O Aluno. (como sujeito protagonista da mobilização).

    Pois sem os Alunos não haveria greve. (sempre lembrando que os alunos não são “máquinas” para serem paradas; mas sujeitos de direitos constitucionais).

    Pois bem! Faço um desafio – proposta (para a categoria e representantes sindicais).

    Que a greve econômico-corporativa possa ter um fim (com o “avanço” das negociações sindicais com o governo); mas que a Greve proporcione um SALTO.

    A Construção de uma Mobilização na perspectiva de um Projeto-Ético-Político que envolva toda a sociedade civil.

    COMO?

    A partir de encontros em: Colóquios, Seminários, mobilizações pelo Ensino Público Gratuito e de Qualidade (Espaço Democrático Econômico-Político-Cultural).

    Meu nome é Pedro. Sou Graduado em Serviço Social. Tenho um filho que estuda em Escola Pública Estadual. Meu e-mail é: pmmjr12003@yahoo.com.br

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