quinta-feira, 8 de setembro de 2011

TODOS PELA EDUCAÇÃO COMEMORA 5 ANOS COM 5 METAS E 5 BANDEIRAS

Objetivo central é a garantia da Educação de qualidade para todas as crianças e jovens

Da Redação do Todos Pela Educação
O Todos Pela Educação comemora, nesta terça-feira (6), cinco anos de sua fundação. Com 5 Metas claras e 5 Bandeiras que sugerem ações práticas pela melhoria da Educação. O movimento reúne diferentes segmentos da sociedade civil, entre pesquisadores, educadores, comunicadores, empresários que querem a garantia da Educação de qualidade para todas as crianças e jovens.
Esse grande objetivo, com prazo de cumprimento até 2022, ano do Bicentenário da Independência, foi traduzido em 5 Metas, monitoradas anualmente no relatório "De Olho nas Metas":
Meta 1: Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola
Meta 2: Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos
Meta 3: Todo aluno com aprendizado adequado à sua série
Meta 4: Todo jovem com Ensino Médio concluído até os 19 anos
Meta 5: Investimento em Educação ampliado e bem gerido

Desde 2010, o movimento adotou 5 Bandeiras, as mais urgentes para a melhoria da qualidade da Educação:
Bandeira 1: Formação e carreira do professor
Bandeira 2: Definição das expectativas de aprendizagem
Bandeira 3: Uso relevante das avaliações externas na gestão educacional
Bandeira 4: Aperfeiçoamento da gestão e da governança da Educação
Bandeira 5: Ampliação da exposição dos alunos à aprendizagem

O Todos Pela Educação atua com a crença de que, diante da dimensão do desafio e do déficit histórico da Educação no Brasil, apenas a ação dos governos não será suficiente.
A participação dos diversos segmentos da sociedade, reunidos em torno de metas comuns e alinhadas com as diretrizes das políticas públicas educacionais, é fundamental para promover o salto de qualidade de que a Educação Básica brasileira necessita.
Alguns dos projetos realizados
Nestes anos de atuação, o movimento mobilizou diferentes setores da sociedade civil. Entre eles estão os radialistas, que receberam 289 peças falando sobre a qualidade da Educação, entre dicas, spots, vinhetas e jingles do projeto "No Ar: Todos Pela Educação".
Também foram realizadas campanhas para sensibilizar a população, que contaram com filmes como o "Eu Voto na Educação" e "Um Bom Professor, Um Bom Começo".
Outro foco do Todos Pela Educação é a informação. Por isso, diariamente é enviado o Boletim Notícias do Dia, com as principais matérias e reportagens, a cerca de 3 mil internautas. Já o Boletim do Todos Pela Educação leva análises, entrevistas e as principais ações do movimento a cerca de 9 mil leitores.
fonte mec

Nenhum comentário:

Postar um comentário