segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dermeval Saviani  da UNICAMP participou da mesa temática da Educação, formação humana e ontologia juntamente com Ivo Tonet da UF de Alagoas e Alejandro Gonzalez da UBA da Argentina sob coordenação de Vidalcir Ortigara da UNESC. Ao discutirem a educação na perspectiva marxista fazem uma análise de conjuntura da sociedade capitalista nas últimas décadas e suas implicações para a educação, o Prof. Saviani, mestre de honra do evento, em sua visão dialética, enfocou seu trabalho na pedagogia histórico-crítica do qual escreveu vários livros.Foco de seu pensamento, a práxis pedagógica marxista, tem como entendimento o trabalho enquanto princípio educativo, defendendo a escola pública e suas contradições.Contribuiu durante anos para as universidades e escolas com seus estudos e pesquisas.Os educadores deixaram claro em suas análises que é preciso defender o espaço público da escola, como espaço de formação da classe trabalhadora, pois é através do movimentos das classes sociais que podemos criar resistência ao capitalismo e ao estado burguês.Ao buscar Marx e Gramsci para explicar o funcionamento da sociedade capitalista também verificam as implicações dos organismos internacionais que interferem no processo educacional brasileiro.Algumas questões levantadas nos debates: Como a classe trabalhadora poderá se organizar e participar de sua própria formação? Quem são os sujeitos da classe trabalhadora? Quem poderá defender a escola pública? Qual o sentido de defesa da escola pública?Qual o novo ponto de partida para a discussão da construção da luta de classes? Que tipo de resistências as escolas, universidades podem articular contra os setores dominantes que servem ao capital? São algumas questões que foram levantadas durante os debates.Fica aí o convite para participar do próximo evento...para aqueles que comungam de uma sociedade mais justa, democrática e socialista.

V ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO NA UFSC


Mesa de debates sobre o V Ebem, da esquerda podemos ver como Coordenador da mesa: Mario Duayer UFF, Mª Regina G. Stemmer-UFSC, Mª Isabel Serrão, Patrícia Laura Torriglia-UFSC, Edmundo Fernandes Dias - UNICAMP, Maria das Dores-UFSC,Célia Vendramini, Paulo Tumolo e Ivo Toned , todos professores e representantes de Universidade.

V ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO NA UFSC

Aconteceu nos dias 11, 12, 13 e 14 de abril de 2011 em Florianópolis, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina o V EBEM. Sendo que o I EBEM foi realizado em Bauru – SP em 2005, o II no Paraná-PR em 2006, o III na Bahia em 2007 (UFBA), o IV Ribeirão Preto- SP-2009.
Dando continuidade aos encontros anteriores, com o título “Marxismo, Educação e Emancipação Humana”, organizado por pesquisadores e professores da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Esta edição do evento contará com espaços de reflexão distribuídos entre diferentes mesas temáticas. Foram apresentados trabalhos sendo estes inscritos mediante submissão de resumos.
Foram apresentados 5002 trabalhos na perspectiva do materialismo histórico, tendo o Conferencista: John Bellamy Foster - University of Oregon/EUA, e Comentador: Mario Duayer - Universidade Federal Fluminense/Brasi. John Foster discutiu sobre a educação nos Estados Unidos da América e a interferência do capitalismo, grandes empresas e das Fundações na Escola Americana.
Na terça-feira - 12 de Abril tendo como Temática o Estado e Educação na Perspectiva da Classe Trabalhadora, sendo; Beatriz Rajland - Universidad de Buenos Aires/Argentina; Roberto Leher - Universidade Federal do Rio de Janeiro e Fernando Ponte de Souza – Universidade Federal de Santa Catarina os palestrantes. Roberto Leher, destacou a conjuntura nacional e a relação entre: educação e trabalho.
Segundo Leher: “é preciso haver uma conversão dos trabalhadores na perspectiva educativa”, resgatando determinados valores da classe trabalhadora para atingir a emancipação humana. Através do empreendedorismo, socialização, identidade de classe. Este palestrante, utilizando-se de autores como: Karl Marx e Florestan Fernandes, coloca que: “cabe aos trabalhadores criar sua própria formação”. A tarefa histórica dos trabalhadores é excluir do Estado e da Igreja a responsabilidade da formação: é no próprio espaço da luta dos movimentos sociais, é que se discute a educação. Ao discutir a educação brasileira, Leher esclarece, que: setores dominantes vêm atualmente interferindo na educação. Sendo que o novo ponto de partida para a discussão e entendimento da sociedade; seria uma nova construção de luta da classe trabalhadora.
Apresentação de Trabalhos por Eixos Temáticos

Local: Centro de Ciências da Educação - CED
Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH
Universidade Federal de Santa Catarina
19h – Sessão Especial: Lutas Sociais na Conjuntura Atual

Representantes de:
 ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior/CONLUTAS - Central Sindical e Popular
 INTERSINDICAL - Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora
 MAS – Movimento Avançando Sindical
 ASS/Intersindical – Alternativa Sindical Socialista
 MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Coordenação: ABEM

Disponível online

Local: Centro de Cultura e Eventos - Universidade Federal de Santa Catarina
Quarta-feira - 13 de Abril
8h – Mesa Temática: Educação, Consciência de Classe e Estratégia Revolucionária
• •Celi Taffarel - Universidade Federal da Bahia
• •Mauro Luis Iasi - Universidade Federal do Rio de Janeiro
• •Edmundo Fernandes Dias – Universidade Estadual de Campinas
Local: Centro de Cultura e Eventos - Universidade Federal de Santa Catarina
14h – Apresentação de Trabalhos por Eixos Temáticos

Disponível online

Local: Centro de Ciências da Educação - CED
Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH
Universidade Federal de Santa Catarina
18h - Lançamento de Livros

Local: Centro de Cultura e Eventos - Universidade Federal de Santa Catarina
Quinta-feira - 14 de Abril
8h – Mesa Temática: Educação, Formação Humana e Ontologia
• •Ivo Tonet -Universidade Federal de Alagoas
• •Dermeval Saviani - Universidade Estadual de Campinas
• •Alejandro Hugo Gonzalez -Universidad de Buenos Aires /Argentina

Disponível online

Local: Centro de Cultura e Eventos - Universidade Federal de Santa Catarina
14h – Plenária da Associação Brasileira dos Educadores Marxistas

Local: Centro de Cultura e Eventos - Universidade Federal de Santa Catarina
18h - Encerramento

Local: Centro de Cultura e Eventos - Universidade Federal de Santa Catarina

sábado, 9 de abril de 2011

V Encontro sobre Educação, Marxismo e Emancipação Humana-Florianópolis

Estarei participando do V Encontro Brasileiro sobre Educação, Marxismo e Emancipação Humana nos dias 11,12,13 e 14 na UFSC em Florianópolis.Para quem quer discutir educação na perspectiva marxista numa visão histórica cultural. Esperamos que o curso nos abasteça da fonte de sabedoria de autores que dedicaram suas vidas nas discussões sobre educação e se aprofundaram seus conhecimentos em Marx, Lukács, Kosik, entre outros.Vamos aproveitar e esperar que nos enriqueça ainda mais nossas reflexões e análises sobre a vida.