quarta-feira, 30 de março de 2011

Eleição da APP, Conselho Deliberativo e Referendo Público sobre Eleição Para Direção de Escola

                  A EEB Belisário Ramos realizou hoje dia 30.03.2011 um referendo público para iniciar um processo de eleição para direção de escola.Votaram a favor de eleição para direção de escola 89 votos entre pais, professores e funcionários contra 08 votos.Nesta análise a comunidade escolar quer também realizar este processo, tendo em vista as últimas indicações partidárias realizada na escola.A eleição da APP contou com 92 votos, sendo 30 votos dos professores e 61 de pais e 01 nulo.Para o Conselho Deliberativo, onde cada  segmento da escola escolhem  seus representantes entre pais, professores e funcionários.
                Apesar da chuva tivemos uma votação expressiva, pois determina a nova diretoria da APP que tem na gestão 2011-2013 muito trabalho e projetos a ser realizado na escola.Outra questão, é enfrentar o desafio de discutir a situação dos alunos com dificuldades de aprendizagem, da falta de estrutura da escola e da articulação com os novos representantes do Governo. Portanto, a eleição dos Conselhos vem contribuir neste sentido, na elaboração de novos projetos e contribuir na busca de soluções na área da educação no espaço escolar.

terça-feira, 29 de março de 2011

Eleição dos Conselhos Escolares

                Amanhã dia 30.03.11 estaremos realizando as eleições da APP ,Conselho Escolares e realizando também um referendo público sobre eleições direta para Diretor de Escola. Os professores estão cansados de aceitar indicações políticas partidárias dentro de um espaço educativo.Iremos perguntar aos pais que tipo de direção a comunidade prefere. Pela leitura da LDB, Proposta Curricular de SC e até a Constituição prevê eleições para as direções de escola.Estas sendo portanto, um espaço principalmente da discussão da democracia, da participação, ainda continua recebendo pessoas nas direções sem vínculo com o processo do Projeto Político Pedagógico Escolar.
                Uma das questões para ser discutida também, coloca que  direção de escola além da competência profissional, da liderança e do conhecimento, deverá primar pela elaboração e construção de um projeto político pedagógico que venha congregar escola e comunidade. Estaremos abrindo espaço para discutir este processo, já que em Florianópolis e em Minas Gerais algumas escolas já elegem seus diretores, amadurecendo a idéia de um projeto concreto na educação.Precisamos saber com clareza a diferencia entre política partidária e política educacional.Para isto é necessário discutir políticas públicas.Nem sempre os políticos saber como funciona o processo educacional. Se existe eleições para outros setores porque não podemos concretizar a plena democracia num espaço educativo?

terça-feira, 22 de março de 2011

Eleição para Diretores das Escolas Públicas

Enquanto na Camara dos deputados e professores do Estado de Minas Gerais discutem e efetivam um processo democrático para eleições direta para eleger seus representantes na área educacional, aqui os representantes da incompetencia escolhem seus cargos sem saber muito bem o que estão fazendo.E mais, sem nenhum projeto, sem nenhum encaminhamento pedagógico educacional, apenas político.Como ficará a educação nas mãos destas pessoas que nunca se dispuseram a realizar um projeto pedagógico no espaço público das escolas, impondo suas ignorância cultural, pedagógica e administrativa. Pelo menos, na camara dos deputados está sendo discutido o Plano Nacional da Educação,mas também como um político pode ter conhecimento das questões educacionais? Como estas pessoas podem determinar projetos na educação pensando no voto? Os educadores estão desanimados de ensinar uma geração que não quer apreender? Para que estudar?

quarta-feira, 9 de março de 2011

Continuação dos Estudos sobre o Currículo do Ensino de 09 anos

Aconteceu hoje na EEBelisário Ramos a continuação dos estudos com os professores das séries iniciais ao 5º ano sobre a grade curricular. A discussão se pautou na elaboração do trabalho com os alunos nas séries iniciais, onde o professor deverá trabalhar os conceitos científicos dos conteúdos das disciplinas de português, matemática, artes, ciências , história e geografia.A importancia da compreensão destes conceitos na fase de alfabetização facilitará futuras aprendizagem.Um exemplo claro é estudar os conceitos da matemática de forma interdisciplinar, fazendo com que o aluno possa ter raciocínio lógico, compreensão do processo histórico da matemática e desta por sua vez interagir com a realidade e outras áreas afins.Trabalhar os conceitos historicamente elaborados dará suporte no processo de aprendizagem dos alunos.Trabalhar esses conceitos cientificamente com os alunos dará fundamentação necessária para sua formação acadêmica. Educação significa estudo, pesquisa, conhecimento, pesquisa.Senão o que estaríamos fazendo na escola? A escola deve primar pela busca do processo educacional, pois o que estamos vivenciando é a triste realidade de políticos em busca apenas de votos dentro do espaço público. Que processo educacional está sendo construíndo no país quando temos no Conselho Nacional da Cultura e Educação o palhaço Tiririca sem saber ler e escrever? O que será dos diplomados, pós-graduados e das universidades?Como o professor poderá explicar aos alunos a importancia do estudo e do conhecimento? Só pra gente  pensar e refletir.