quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Encontro para elaboração do currículo do ensino fundamental de 9 anos.

               Aconteceu hoje na E.E.B Belisário Ramos uma reunião de estudo para elaboração e planejamento do currículo do Ensino Fundamental. Principalmente, a discussão se pautou na elaboração dos conceitos a serem trabalhados nas disciplinas de Português, Matemática, História e Geografia das séries iniciais. 
       Cada escola representada por direção, especialistas e assistente técnico pedagógico, trouxe as considerações realizadas em cada instituição sobre a situação do processo Ensino-aprendizagem, especificamente das turmas de 5ª série - 6º ano, do ensino fundamental de 9 anos. 
            O professor responsável pela turma da 5ª série - 6º ano terá um trabalho redobrado, no sentido de sanar as dificuldades de aprendizagem destes alunos, além de ensinar e construir um processo de aprendizagem em que todos participem e aprendam os conceitos científicos de cada conteúdo trabalhado. O que preocupa os educadores é também o compromisso dos pais na orientação e na participação da aprendizagem de seus filhos. Este processo deve primar pela interdisciplinariedade dos conceitos de cada disciplina. 
              Como sugestão do grupo, ficará a cargo de cada escola definir um dia para continuação dos debates e estudos sobre o tema Currículo do Ensino de 9 anos. As escolas estão recebendo do FNDE, livros do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE do professor, composto por várias obras de apoio pedagógico, que estarão disponíveis em cada biblioteca escolar.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Precisamos de Professores que...

                 Estamos acompanhando o início do ano letivo nas escolas, pouco tumultuado devido a falta de professores tendo em vista ao programa do sistema estadual de chamada dos ACTs. Só após duas semanas algumas turmas do Ensino Fundamental recebem os professores.Estamos vinculados a um sistema engessado da SED, onde a prioridade são as indicações partidárias das direções das escolas, sem nenhuma, como sempre da preocupação com a formação profissional do educador.
                 Na região de Lages faz anos que este processo vem ocorrendo, os amigos do fulano de tal político assume os cargos, distanciando cada vez mais, de um projeto educacional pautado no conhecimento e no aprofundamento teórico de seus sujeitos que atuam nas instituições educacionais. Está faltando espaço -salas de aulas- nas escolas, tem  listas de espera de alunos, porém, falta espaço físico.A classe política como sempre não sabe das realidades das escolas públicas, querem apenas se apropriar deste espaço público para realizar suas campanhas.
                 Precisamos de educadores comprometidos com a Educação, que não vendam suas almas, que realizem projetos, que discutam ideias, que estudem, que leiam muito, que incentive seus alunos para produzir, que acreditem no espaço da escola como meio de transformação social.
Precisamos de educadores comprometidos com a educação e não apenas com seus cargos!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Bem Vindo!

Vamos construir um novo conceito de Gestão Escolar! Participativo e coletivo. Rumo a nova Gestão Escolar.

Bem Vindo ao Blog do Gestor Escolar.


Um bom projeto político-pedagógico (PPP) precisa contemplar missão, alunos, professores, comunidade, recursos, diretrizes pedagógicas e planos de ação da escolar, para isso a escola tem necessidade da função do gestor escolar.
Por ter tantas informações relevantes, o - PPP - é uma ferramenta de planejamento e avaliação que o gestor escolar deve consultar a cada tomada de decisão juntamente com o coletivo escolar.
O gestor escolar tem a função de coordenar o processo pedagógico de forma que todos os envolvidos participem do projeto político-pedagógico (PPP) da escola. 

A idéia do Blog: Gestor de Escola é socializar e discutir os assuntos referentes às atividades educacionais. Por isso convidamos a todos para participar das discussões e enviar sugestões de assuntos de gestão escolar.
Vamos todos construir este espaço democrático e participativo na perspectiva de uma escola: crítica, que represente de forma cada vez mais decisiva nas sociedades contemporâneas, o principal mecanismo na promoção de uma verdadeira igualdade de oportunidades, permitindo estabelecer rupturas com a reprodução das desigualdades sociais.